Espinhas

A acne é caracterizada por lesões inflamatórias (espinhas) principalmente na face, muito comum em adolescentes, mas cada vez mais comum na fase adulta hoje em dia.

É uma doença do folículo pilossebáceo com diversos fatores que influenciam: hipersecreção sebácea, genético, hormonal, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização do Propionibacterium acnes.

A mais comum é a acne vulgar que é a clássica do adolescente, mas também temos a acne secundária a hormônios, medicamentos (corticóides, testosterona, complexo B), cosméticos, acne escoriada, solar.

O diagnóstico é clínico onde podemos encontrar vários tipos de lesões: comedões (cravos), pápulas, pústulas (espinhas), nódulos e abcessos que podem estar localizados na face, tronco anterior e dorso.

COMO TRATAR:

O tratamento é baseado na etiologia de cada acne e inclui melhora do quadro infeccioso, das lesões inflamatórias, minimização de cicatrizes, prevenção de efeitos psicológicos adversos e melhora da aparência física.

Os tratamentos são variados e baseados na etiopatogênese da acne do paciente e da resposta individual.

Tratamento tópico:

Retinóides: A tretinoína e o adapaleno agem no defeito de queratinização, diminuindo o tamanho da glândula sebácea e consequente sebo produzido por ela. Também agem na proliferação e diferenciação da epiderme,  na expulsão de comedões maduros, suprimem o desenvolvimento de microcomedões e da reação inflamatória e podem potencializar a absorção de outros tópicos.

Antibioticos tópicos: Clindamicina, Eritromicina. Além de reduzirem a população de Propiniobacterium acnes, possuem efeito anti-inflamatório por diminuir a quimiotaxia dos leucócitos e os ácidos graxos livres.

Peeling

O peeling de ácido retinóico possui as propriedades supracitadas de um retinóide mas é realizado pelo médico com uma concentração alta desse ácido em consultório. Logo após 2 dias pode iniciar uma descamação leve que pode durar até 7 dias e observar o "secamento das espinhas" e renovação da pele e melhora da textura da pele.

Pode ser realizado também o peeling de ácido salicílico também em consultório pelo médico em concentrações mais altas que gera uma descamação fina, diminuição da oleosidade e "secamento das espinhas”.

Os ácidos podem ser combinados e individualizados em cada paciente para  potencializar os resultados

Tratamento Oral:

A isotretinoina ( Roacutan ) é o único tratamento que induz resultados permanentes na acne vulgar inflamatória.

Muitos ainda possuem preconceito em relação ao medo de efeitos colaterais mas se acompanhado de um médico bem formado e seguido corretamente são minimizados os efeitos colaterais e mantido os resultados. Contraindicada na gestação.

Antibioticos orais: Azitromicina, Limeciclina, Doxiciclina, Tetraciclina. Cada vez menos usados hoje em dia devido a resistência bacteriana ou no caso de contra-indicação de outros tratamentos. A tendência hoje é evitar o abuso de antibióticos de forma desnecessária uma vez que ele melhora a crise mas não costuma ter resultado duradouro na acne vulgar. Deve ser associado a outros tratamentos para melhora da pele e não apenas isolado.

Pílulas anticoncepcionais: Muito indicada na acne com piora no período menstrual e na Síndrome do Ovário Policístico (SOP). O efeito é observado em torno de 3 a 6 meses após inicio do uso. Atenção que nem todo anticoncepcional ajuda na acne, para obter um controle da acne os anticoncepcionais devem ter na sua composição derivado de estrogênio associado a progestagênios. Os componentes anti-acne são:

- Drospirenona (Yaz, Yasmin, Iumi, Molieri, Elani, Aranke ...);

- Ciprotetorona (Diane, Selene, Diclin, Lydian...);

- Dienogeste (Qlaira);

- Clormadinona (Belaram, Belarina, Chariva)

Todo anticoncepcional deve ser indicado por médico e analisado fatores de risco pessoais e familiares antes do início.

Espironolactona: muito usada na Acne da Mulher adulta. Ela compete pelo receptor de hormônios androgênicos na unidade pilossebácea, inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase e bloqueia a síntese dos androgênicos (hormônios masculinos) e consequente melhora da acne. Contraindicada na gestação.

Telefone: (11) 3251-1800 | Celular: (11) 96905-1800