Alergia, Dermatite e Eczema
Alergia é uma reação do organismo que provoca inflamação e coceira devido ao uso de uma substância alergena, local ou sistêmica (de passar ou tomar).
Na pele pode se manifestar como urticária, eczema, eritema polimorfo, vesículas, feridas, inchaço.
Na alergia d contato por sensibilização a pele entra em contato com alguma substância de creme, perfume, bijuteria, metal ou esmalte e o organismo identifica o material como alérgeno que causa uma rejeição a substância causando a alergia com vermelhidão, coceira, inchaço e calor local.
Diagnóstico:
Deve ser feito pelo médico dermatologista e a história, localização, tipo de lesão devem ser levados em consideração.
Em alguns casos, a típica localização, como ao redor dos olhos juntamente da história de uso de esmaltes pode levar ao diagnóstico clínico sem necessidade de mais exames. Outro exemplo é a inflamação de orelha e uso de metais com níquel.
No entanto em muitos casos costuma ser díficil o histórico de substâncias, temporalidade e pode ser necessário o teste de contato que se trata de bateria de substâncias padronizadas que colocamos na pele e são feitas leituras em 48h e 72h.
Como tratar:
Feito diagnóstico de substância específica, deve eliminar o uso daquele produto ou substância do cotidiano da pessoa.
A lesão ativa é tratada com cremes com corticóides e emolientes para restaurar a barreira cutânea. Também é associado anti-histamínicos orais para melhorar a coceira até melhora do quadro.