Dermatite Atópica

Dermatite atópica é uma doença benigna, crônica, não transmissível que pode se manifestar desde 4 meses de idade até a idade adulta. É comum ter outros espectros de atopia na família como rinite, bronquite, asma e pele seca. O quadro é crônico com surtos de melhora e piora.

Costuma melhorar com a idade e a adolescência.


No bebê inicia com um avermelhamento e descamação principalmente nas bochechas.

Aos 2 anos até a adolescência a dermatite atópica apresenta lesões localizadas nas dobras dos braços, dobras dos joelhos, pescoço e sempre com muita coceira.


Na fase adulta, em casos graves, a dermatite pode se manter como coceira e engrossamento da pele além de pele áspera no rosto, pescoço, braços e pernas. 


Como tratar

O diagnóstico é clínico e deve ser feita pelo dermatologista. 

É fundamental manter a pele hidratada durante todo o tempo. Um hidratante adequado a pele mantém a barreira cutânea protegida, melhora a doença e evita crises ou infecções. Associado ao hidratante deve-se ter banhos mornos a frio, rápidos, com sabonetes syndet (dove baby, gel de banho da ISDIN, Lipikar Surgrass, Eucerin PH 5 syndet); Usar roupas de algodão, evitar perfumes, corantes, sabões e detergentes.

Durante as crises pode ser necessário uso de corticoides tópicos, por um curto intervalo de tempo, ou tacrolimus ou pimecrolimus. 

Em casos mais graves com impetiginização pode ser associado a antibioticoterapia tópica ou sistêmica. 

Em casos extremamente graves pode ser usado metotrexate e ciclosporina e estão em estudos novos tratamentos com imunobiológicos para essas doenças. 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Clínica Desireé Lee. Dermatologia 2018. Todos os diretos reservados.

Telefone: (11) 3251-1800 | Celular: (11) 96905-1800