Dermatite Seborreica

A Seborréia é uma doença crônica, comum, não contagiosa e costuma acometer couro cabeludo, sulco nasogeniano, regiões retro-auricular, sobrancelhas e axilas.  Possui períodos de melhora e de piora. 

 

Pode iniciar no bebê por influência hormonal da mãe se apresentando com escamas gordurosas e aderentes no couro cabeludo ou manchas avermelhadas e descamação na face, pescoço axilas e região de fraldas) e costuma melhorar até os 3-4 meses e pode reaparecer após a adolescência.

 

Nos adultos a dermatite seborréica mais comum é a famosa “caspa” e se manifesta acometendo o couro cabeludo e causando descamação e coceira. Quando mais intensa acomete também sobrancelhas, sulcos nasogenianos, região retro-auricular, e região pré esternal (torax anterior).

 

A etiologia envolve genética, calor, umidade, uso de roupas sintéticas, stress, tensão emocional, obesidade, ingestão de alimentos codimentados. 

 

O diagnóstico é clinico feito por um médico dermatologista.

 

Como tratar?

A maioria costuma melhorar apenas com tratamento tópico a base de cetoconazol e/ou associado a corticoides por um curto período

Casos muito graves pode-se ser necessário tratamento com medicamentos orais. Evitar exposição extrema de temperaturas, evitar stress e manter a pele hidratada ajuda na manutenção da pele saudável e evitar crises. 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Clínica Desireé Lee. Dermatologia 2018. Todos os diretos reservados.

Telefone: (11) 3251-1800 | Celular: (11) 96905-1800