Dermatologia pediátrica
A pele da criança é diferente da pele do adulto.
Quando bebê, a pele ainda não está totalmente funcional. Ela é mais sensível, sua defesa é menor, as glândulas sebáceas e sudoríparas ainda não estão totalmente amadurecidas sendo mais seca, sensível ao calor e ao sol podendo surgir “brotoeja” - que se trata da miliária.
Assaduras:
As assaduras estão relacionadas com irritação de urina e fezes em área abafada.
É fundamental os cuidados com a higiene, evitando que a criança permaneça molhada por muito tempo. O tecido das fraldas devem ser algodão suave ou descartáveis aprovadas para uso em crianças que consigam absorver bem a urina.
Ao trocar a criança, deve secá-la muito bem e o uso de produtos específicos hidratantes para proteger a pele do bebe contra o contato de fezes e urina é fundamental.
O aparecimento de feridinhas e bolinhas amareladas (pústulas) sugere colonização secundária com cândida (fungo) e essa deve ser tratada com antifúngicos aprovados para uso em bebe (nistatina creme).
Prevenção de problemas futuros.
É fundamental desde pequeno evitar excesso de sol, evitar ambientes de temperaturas extremas, excesso de roupas em dias quentes, uso excessivo de roupas sintéticas, é ideal usar sabonetes suaves no banho, cremes hidratantes hipoalergênicos principalmente em áreas de dobras, deixar a criança entrar em contato com a natureza, sempre supervisionada.