Nevos (Pintas e Pintinhas) e mais

Os nevos ( pintas ) são formadas por células semelhantes ao melanócitos e podem ter aspectos variados e mudanças de aspecto com os anos.

Podem ser planas ou elevadas, podem ser acastanhadas ou enegrecidas, ovaladas ou redondas, por vezes, rendilhadas.

Podem acometer qualquer área da pele ou anexos, como couro cabeludo, tronco, mucosas, unhas, extremidades, pés, etc. 


Em geral, usamos a regra do ABCD para avaliar o risco das pintas associada a dermatoscopia. O dermatoscópio é uma ferramenta que aumenta a visão e permite identificar padrões com tendência benigna ou maligna.


A maior preocupação com as pintas é a possibilidade das mesmas se transformarem em melanoma. O melanoma é um tumor maligno agressivo, que rapidamente se dissemina com metástases em outros órgãos.


Quando a pinta é assimétrica, com bordas irregulares, muitas cores e diâmetro maior que meio centímetro o risco de ser melanoma é aumentado e pode ser indicado a retirada. 


As pintas que tenham suspeita, nevo displásico ou risco de ser melanoma, devem ser retirados com anestesia local e lâmina de bisturi e margem definida devido a necessidade da comprovação do diagnóstico da lesão pela biópsia. Na recuperação é importante repouso relativo dependendo da localização para melhor resultado estético da cicatriz.


O melanoma é grave e agressivo e, portanto, o atraso de alguns meses na retirada da pinta suspeita pode mudar totalmente o prognostico da cura do tumor.




Não confundir!

Comumente chamdas de pintas mas não são!


Queratose seborreica:

Lesões benignas de superfície irregular acastanhados ou enegrecidos que excisionados com shaving (lâmina de bisturi rente a pele) ou cureta e posteriormente cauterização ou eletrocauterização.

A queratose seborreica é superficial e não precisa de pontos.

Cicatriza com crosta em até 14 dias.


Nevo rubi:

O nevo rubi é uma lesão vascular e tem esse nome por parecer um rubi. Tem relação genética. 

São lesões benígnas e usamos anestésico, cortamos ou queimamos com bisturi elétrico.

A cicatrização é rápida, sem necessidade de pontos.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Clínica Desireé Lee. Dermatologia 2018. Todos os diretos reservados.

Telefone: (11) 3251-1800 | Celular: (11) 96905-1800