Acne (espinhas) - como eliminar ?

September 6, 2018

A acne ou famosas espinhas é uma das doenças mais comuns a Dermatologia, a ACNE VULGAR.

Atinge principalmente jovens na adolescência mas cada vez mais vemos mulheres com acne mesmo na fase adulta. É causada pela resposta hipersecretora da glândula sebácea ao estimulo andrógeno, por fatores genéticos ou constitucionais.

O tratamento da acne varia de cada caso. Elas são classificadas em graus.

Grau 1 - não iflamatória - são comedos abertos e fechados (famoso cravo preto e branco, respectivamente)

Grau 2 - papulo pustulosa - lesões pequenas inflamatórias com surgimento de áreas com pús

Grau 3 - nódulo abscedante - lesões inflamatórias maiores

Grau 4 - conglobata - muitas lesões inflamatórias grandes ao lado da outra

Grau 5 - fulminante - caso bem grave com formação de abscessos, febre, leucocitose e poliartralgia.

O tratamento da grau 1 costuma ser feito com limpeza de pele, peeling, ácidos em gel, sabonetes adequados e protetor solar também adequados a pele oleosa com comedos.

O tratamento da grau 2 pode ser feito com ácidos em gel, peelings, sabonetes adequados, protetor solar, anticoncepcionais e as vezes antibioticos orais ou topicos. Se houver formação de cicatrizes, indica-se a isotretinoina (rocutan) para previnir demais cicatriz decorrente da acne.

A partir do grau 3 há a tendência a usar o Rocutan (isotretinoína) por seus bons resultados e efeito duradouro além de poupar o uso de antibioticos que causam resistência bacteriana futuramente. Todos os cuidados com sabonetes, protetores também deve ser feito e nesse caso, não pode engravidar de jeito nenhum com esse medicamento!

O grau 5 deve ser internado e tratado em ambiente hospitalar, pelo menos na fase inicial. Por sorte, costuma ser raro.

Na fase adulta, também pode ser usado espironolactona para tratamento da acne da mulher adulta.

Houve um medo muito grande da isotretinoina no passado, que hoje com cuidados devidos e acompanhamento adequados durante o uso da medicação, estamos mais seguros e confiantes e está até sendo usada com propósito de rejuvenescimento em alguns casos.

Em todos os casos é possível fazer PEELINGS de ácido retinóico, jesner ou ácido salicílico, salvo contraindicações pessoais, com resultados mais rápidos e satisfatórios.

Há também um outro tipo de ACNE DECORRENTE DE DROGAS E MEDICAMENTOS.

Em geral, são lesões disseminadas (face, colo, dorso, ombro...)

Pode haver prurido/coceira discreta ou moderada e os principais medicamentos envolvidos são:

- Corticóides, ACTH. andrógenos, anticoncepcionais

- Halogenos (iodo, cloro, bromo)

- Antibioticos: Isoniazida, rifampicina, etionamida

- Anticonvulsivantes: fenobarbitúricos, trimetadiona, hidantoina

- Lítio, hidrato de cloral

- Quinina, disulfiran

- Tioureia e similares

- Ciclosporina

Independente do grau de acne ou a etiologia, toda acne será melhor tratada se acompanhada de um Dermatologista certificado.

Não esqueça de nos seguir no instagram para mais informações e exclusividades @dra.desiree.lee

Se dúvidas, deixe comentários ou entre em contato com a gente.

Our Recent Posts

Colágeno funciona?